Pesquisar

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dicas de cargas

Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria número 204/97 do Ministério dos Transportes.


Além das péssimas condições de certas estradas, roubos de cargas e imprevistos com o caminhão, a falta de conhecimento do risco que representa transportar produtos perigosos é outro fator que pode colocar em risco a vida do carreteiro. Isso porque são poucos os profissinais que trafegam pelas rodoias e sabem identificar o perigo de uma carga pelo painel laranja obrigatório dos quase 3.100 produtos considerados perigosos.

A identificação no veículo é feita através de retângulos laranjas, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Riscos, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto.

No retângulo, a linha superior se refere ao Número de Risco do produto transportado e é composto por no mínimo dois algarismos e, no máximo, pela letra X e três algarismos numéricos. A letra X identifica se o produto reage perigosamente com a água. Na linha inferior encontra-se o Número da ONU (Organização das Nações Unidas), sempre composta por quatro algarismos numéricos, cuja função é identificar a carga transportada. Caso o Painel de Segurança não apresente nenhuma identificação, significa que estão sento transportados mais de um produto perigoso.

Fonte: Info-móvel. Ed.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário