Pesquisar

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Impostos - CTRC / ICMS / Ad Valorem
Vamos conhecer alguns impostos, muitos já devem ter ouvido falar,
O que é CTRC?
A sigla CTRC significa “Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas”, ou seja, o CTRC é o documento onde se encontra toda a informação inerente ao transporte de uma mercadoria.
As principais informações contidas neste documento são: - Dados do Remetente - Dados do Destinatário - Local de Entrega - Peso Total - Quantidade de Volumes - Notas Fiscais - Valor da Mercadoria - Valor do Transporte - Etc…
O CTRC é emitido assim que a mercadoria chega ao Terminal de Cargas para ser enviada e é baixada quando é realizada a entrega ao destinatário.
O CTRC é também o comprovante de entrega.

O que é ICMS?
O ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços - é um imposto de competência estadual. Ele incide (base de cálculo) sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica. Também sobre a entrada de mercadorias importadas e serviços prestados no exterior.
O fato gerador é a saída da mercadoria do estabelecimento do contribuinte, fornecimento de refeições, prestação de serviços de transporte, entre outros.
Cada Estado da Federação tem liberdade para adotar regras próprias relativas à cobrança desse imposto, respeitados os requisitos mínimos fixados na Constituição Federal e pelo Código Tributário Nacional.
O que é Ad Valorem? "Conforme o Valor…"
O Imposto Ad Valorem é um imposto fixado em percentagem do valor da transação.
Esta taxa pode ser usada por transportadoras para agregar seguro na mercadoria que não está assegurada quando não está em tráfego. Neste caso, o ad valorem é calculado em cima do valor da carga.
Sua forma de cobrança é determinado quanto ao peso ou volume da carga a ser transportada. Em geral é um imposto agregado pelas transportadoras.
http://logisticabr.blog.terra.com.br/2008/10/06/impostos-ctrc-icms-ad-valorem/

Nenhum comentário:

Postar um comentário